2.6.20

A ler, porque sem liderança global o mundo vai piorar mais do que era possível

Gordon Brown pede ao G20 que reapareça, depois de ter feito promessas em março, que não se materializaram e desaparecer do mapa.
Sem ação global concertada, muitos países pobres não terão recursos para os seus deveis sistemas de saúde, continuaram atulhados numa pilha de dívida paralisante, o mundo não encontrará estímulos adequados para a recuperação económica e, não esqueçam os que olham para tudo isto do lado cínico, aumentaram as hipóteses de que o ocidente importe uma segunda vaga de Covid19 de regiões que agora abandona.
Trump, mais uma vez, é o coveiro de serviço do pouco que tínhamos de multilateralismo e o resto do mundo tem que pará-lo, condicioná-lo ou deixar-se arrastar para problemas ainda piores do que aqueles que os pessimistas que são otimistas bem informados antecipariam.
Gordon Brown tem especial autoridade para falar. Economista de formação, foi o Primeiro-Ministro Britânico que na crise de 2008-2009 se bateu no mesmo G20 com sucesso por uma resposta global à grande recessão. Depois, perdeu as eleições. O então DG do FMI, Strauss-Kahn deixou-se apear por uma conduta privada absolutamente censurável e a perda dos dois conduziu a uma visão da crise e da sua gestão que nos arrastou a todos para muito sofrimento desnecessário. Não gosto de usar chavões simplistas, mas se voltarmos a entregar o mundo à coligação de economistas-sacerdotes do neoliberalismo com políticos de vistas centradas no bem estar do seu jardim, ponham os cintos porque o mundo vai afundar outra vez.

https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/jun/02/g20-leading-world-out-of-coronavirus-crisis-gordon-brown?CMP=Share_iOSApp_Other

Sem comentários: