11.9.19

As alterações climáticas desafiam a ajuda humanitária - uma visão pessoal sobre o papel do Banco Mundial na mudança

As alterações climáticas estão a afetar profundamente as nossas sociedades. Moçambique foi este ano
uma testemunha desse facto ao ser afetado por dois ciclones na mesma época chuvosa, com efeitos devastadores sobre a população e a região. O Banco Mundial encontra-se entre as instituições mobilizadas pela ação climática, assumindo a preocupação com a gestão dos impactos das alterações climáticas na pobreza global, na agricultura e na saúde. Uma realidade que tornou premente uma nova abordagem à ajuda humanitária, a que o Banco Mundial aderiu e tem vindo a intensificar. A reconstrução após o ciclone Idai é exemplo do novo modo de agir da ação humanitária, procurando promover a ligação entre esta e o desenvolvimento.

O meu artigo no diretório da Câmara de Comércio Portugal-Moçambiquede 2019 pretende abordar esta questão, no seguimento da reflexão que já havia feito na conferência que dei no ISCTE-IUL sobre o mesmo tema, no âmbito do ciclo de conferências sobre ação humanitária. Pode ler o artigo aqui.


1 comentário:

Anónimo disse...

«As alterações climáticas estão a afetar profundamente as nossas sociedades. Moçambique foi este ano uma testemunha desse facto ao ser afetado por dois ciclones na mesma época chuvosa...»

O PPedroso faz esta afirmação com base em aturada análise das variáveis em jogo nestes sistemas complexos ou trata-se de uma manifestação de fé em exercicio alheios ?

Cump.

MRocha

PS: Talvez ache interessante esta leitura: https://judithcurry.com/2019/09/11/a-philosphers-reflections-on-agw-denial/#more-25241