6.8.19

Estamos em stress com a água

A água é um dos domínios em que a pressão da sobrepopulação sobre os recursos ecológicos mais se fazem sentir. Há umas décadas, li a tese de Maurice Godelier sobre como o acesso à este recurso básico condicionava a organização social a partir de exemplos da etnologia em África e a interação entre sociedades possíveis e recursos naturais parecia-me um problema de “sociedades simples”. Mas a realidade é bem mais complexa e nações inteiras, largas zonas do planeta vivem hoje com dificuldades crónicas de acesso à água, com tudo o que a ela vem associado. Segundo esta notícia do Guardian, um quarto da população mundial enfrenta restrições muito severas no acesso à água (“very high water stress”). Em alguns casos, a tecnologia tem permitido encontrar soluções engenhosas para contornar este constrangimento (veja-se Israel). Eu próprio já visitei em Singapura uma “fábrica” de reciclagem de águas residuais, que é transformada de novo em água potável. Eu bebi-a. Ainda é um processo muito caro, mas não se surpreendam com os que a tecnologia pode conseguir.
Entretanto, se pensam que este é um problema da Ásia e do Médio Oriente, não se esqueçam que a Península Ibérica aparece logo no segundo nível de restrição (“high water stress”), enquanto continuamos alegremente a usar água potável para os mais diversos usos, desde regar jardins a lavar estradas, para os quais poderíamos estar já a usar água reciclada, ainda que não com a mesma sofisticação da que bebi em Singapura. E nem estou a falar da educação para um consumo mais responsável da água em nossas casas.
Noutro texto falei do que nas nossas vidas tem que mudar com as alterações climáticas. O uso da água é seguramente um exemplo da necessidade de induzir mudança de hábitos e padrões de consumo em que muito mais podia estar a ser feito, mesmo se já somos um país-exemplo na nossa proteção de recursos hídricos. Tão exemplo, aliás, que por iniciativa da Parceria Portuguesa para a Água, o Banco Mundial vai em breve estudar a experiência portuguesa e há já um acordo apoiado pelo Banco Mundial do nosso regulador do setor ao regulador egípcio.

Sem comentários: